Foto reprodução/Instagram @joaoalmeidac
João Almeida, fotógrafo e influenciador mineiro de 25 anos, celebrou um marco impressionante: ele já visitou 65 países ao redor do mundo. Com uma base de 3 milhões de seguidores, João se destaca não apenas por suas imagens deslumbrantes, mas também por ter fotografado ícones como Kylie Jenner, além de outros famosos como Luan Santana, Xuxa, Ivete Sangalo e Jade Picon.
Sua jornada começou aos 18 anos, quando fez sua primeira viagem internacional com uma mochila nas costas e as economias que juntou trabalhando como estagiário de computação. Esta matéria pode trazer à tona alguns sentimentos, então prepare o lencinho, acomode-se e deixe-se envolver por cada palavra carinhosa que está prestes a ler.
Inesperadamente, fomos abalados pela perda repentina de Liam Payne, ex-integrante do One Direction. Quando eventos como esse acontecem, um filme passa pela nossa cabeça. One Direction, Justin Bieber, Restart, relógios e calças coloridas estavam em alta em meados de 2010, uma época em que éramos felizes na escola. Mas o que isso tem a ver com João? Bem, foi nesse ambiente escolar que o conheci. Na verdade, João era amigo da minha irmã, mas eu o lembrava bem, pois dividíamos a mesma van, e na escola de bairro onde estudávamos, todo mundo conhecia todo mundo. Ah, que época boa aquela! Aproveitávamos todas as atividades escolares, desde festivais de cinema, onde nós, alunos, produzíamos filmes, até olimpíadas e festivais culturais. Mesmo aproveitando aqueles momentos, sonhávamos em crescer.
Mas se alguém chegasse para aquele João e dissesse como seria seu futuro, será que ele sonhava viver tudo o que está vivendo agora? Será que esses eram os seus sonhos? Ele imaginava ter 3 milhões de pessoas o acompanhando? Estar em lugares paradisíacos? E que as economias do seu estágio resultariam em 65 países visitados, e que hoje ele estaria feliz vivendo um amor? Acredito que não, pelas nossas conversas e risadas na van da Izildinha. A Isabela daquela época só sabia que gostava de escrever, mas não imaginava que se formaria em jornalismo, como sempre sonhou, que trabalharia em política e que hoje seria dona de uma marca, que teria ligação com o país da Turquia e que estaria escrevendo para seu novo projeto. Minha irmã não acreditaria que seria puxada para toda essa loucura enquanto cursava direito, sonhando em ser delegada.
A verdade é que a vida pode nos surpreender todos os dias, se estivermos abertos a receber o melhor do universo. Não se cobre tanto no presente. Lembre-se da sua criança do passado.
João me fez reviver o passado ao passar pela porta da nossa antiga escola e me fez refletir sobre quantos outros Joãos, Isabelas e Isadoras estão agora atrás daquele portão, sentados em algumas das mesinhas do pátio, rindo sem saber o que a vida lhes reserva. Se vocês estão aqui lendo, calma. Respirem. Nada é tão urgente e desesperador quanto parece. A vida pode ser muito melhor do que você imagina.
E assim, ao olhar para João e sua trajetória, não posso deixar de pensar que a vida é uma série de reviravoltas imprevisíveis, como uma temporada de uma série divertida, mas com muito mais glamour e menos lágrimas. Enquanto ele brilha nos palcos do mundo, eu me lembro de que, no fundo, todos nós somos apenas crianças em busca de nossos sonhos, mesmo que esses sonhos às vezes venham acompanhados de algumas travessuras e surpresas ao longo do caminho.
É engraçado pensar que um dia estávamos sonhando em ser adultos, e agora somos apenas adultos que sonham em voltar a ser crianças com um pouco mais de sabedoria, claro. Afinal, a vida não precisa ser perfeita para ser incrível. E, se você está aí, sentado em uma mesinha de escola, sonhando com o que virá, lembre-se: o mundo é vasto e suas possibilidades são infinitas. Então, respire fundo, coloque a roupa do momento (ou o que te faça feliz) e saia por aí para descobrir o que a vida tem a oferecer.
E, João, por favor, continue nos levando com você nas próximas viagens. Através da sua arte e dos seus olhos que muitos outros Lucas, Marinas e Pedros viajam pelo mundo. Isso é lindo. Você é os olhos de quem não tem oportunidade.
E você. Você mesmo que está lendo, Apenas não se esqueça de que somos todos personagens de nossa própria história, cada um com seus altos e baixos, e que, no final, o que realmente importa é o que fazemos ao longo do caminho e, é claro, se podemos rir de tudo isso no processo. Porque, no fundo, a vida é uma grande comédia romântica, cheia de aventura, amizade e, quem sabe, um pouco de amor. E quem não gostaria de ser a estrela de seu próprio espetáculo?